quinta-feira, 25 de junho de 2009

Jogos como recurso educativo

Como se as TIC não criassem já acesas chamas sobre a relação "lúdico e educação" sendo muitas vezes culpabilizadas pela falta de rigor, por um sentido de facilitismo que se indica ter passado a imperar na educação, bem como pela incapacidade de resistência à frustração, pela falta de presistência e pelo desinvestimento em tarefas que não primem pela elevada atractividade, pela estimulação multimédia e por qualquer apetrecho que lhes confiram um caractér lúdico... chegam ainda uns senhores, substanciados de numerosos projectos de investigação, a indicar que a introdução de jogos, simulações web, video-games, play-station, wi's, DS's, ...podem ser utilizados como recurso educativo em sala de aula, na medida em que promovem competências e estimulam aprendizagens.

Por este caminhar qualquer dia até vamos obrigar a que os professores só desenvolvam em sala de aula actividades e recursos que conquistem a atenção, motivação e interesse dos alunos e com os quais estes se divirtam a aprender.

1 comentário:

  1. Agora a visão inovadora amplifica-se para o conceito de "Play-based schools".
    Quest to Learn é um exemplo:
    "Mission critical at Quest to Learn(Quest) is a translation of the underlying form of games into a powerful pedagogical model for its 6-12th graders. Games work as rule-based learning systems, creating worlds in which players actively participate, use strategic thinking to make choices, solve complex problems, seek content knowledge, receive constant feedback, and consider the point of view of others."

    Ver mais em:
    http://www.instituteofplay.org/node/103

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